Ronaldo
Nome:Ronaldo da Cruz
Série:3°02
Disciplina:Física
Professor:Jonny J. Nicocelli
Trabalho de Física
Introdução
Campo elétrico
A eletricidade formadora do campo elétrico foi estudada por Tales de Mileto. O estudioso da natureza descreveu o fenômeno que consiste em uma barra de âmbar que atrai pequenas objetos depois de esfregada em pele de coelho. Que é o mesmas coisa que esfregar uma caneta de plástico contra um pano, e assim o objeto fica eletricamente carregado.
Campo elétrico é o campo de forças provocado por cargas elétricas ou por sistema de carga. O campo elétrico é uma grandeza vetorial, por isso é representado por um vetor. Para determinarmos a sua presença colocamos uma carga de prova no meio. Se esta fica sujeita a uma força, dizemos que a região em que ela se encontra, está sujeita a um campo elétricos. O vetor campo elétrico tem sempre a mesma direção da força a que está sujeita, e o sentido é o mesmo da força.
Desenvolvimento
Quando uma esfera está eletrizada, suas cargas tendem a espalhar-se pela superfície externa, porque a repulsão entre as cargas fazem com que elas se mantenham o mais longe possível uma das outras, e os efeitos de campo elétrico criados no interior do condutor acabam se anulando obtendo assim um campo elétrico nulo. A mesma coisa acontece quando o condutor não está carregado, mas está em uma região que tem um campo elétrico causado por um agente externo. Seu interior fica livre da ação desse campo externo, fica blindado. Esse efeito é conhecido como blindagem eletrostática.
Para provar esse efeito, o físico britânico Michael Faraday fez, em 1836, um experimento para provar os efeitos da blindagem eletrostática. Ele construiu uma gaiola de metal carregada por um gerador eletrostático de alta voltagem e colocou um eletroscópio em seu interior para provar que os efeitos do campo elétrico gerado pela gaiola eram nulos. O próprio Faraday entrou na gaiola para provar que seu