060 TENSAO E DEFORMACAO Carregamento Axial Esforco Normal
1819 palavras
8 páginas
TENSÃO E DEFORMAÇÃO – CARREGAMENTO AXIAL“Definir deformação específica normal num membro, como a deformação de um membro por unidade de comprimento”.
Plotando a tensão versus a deformação específica normal, enquanto cresce a carga aplicada a um membro, obteremos uma “Diagrama tensão-deformação” para o material em estudo.
Deste estudo do diagrama podemos determinar propriedades importantes como:
Módulo de Elasticidade (E), e se o material é dúctil ou frágil, também é capaz de determinar se as deformações na amostra do material irão desaparecer depois de o carregamento ter sido removido (comportamento elástico) ou se resultará numa deformação plástico ou permanente.
Prof. Msc. Ronan Violin
TENSÃO E DEFORMAÇÃO – CARREGAMENTO AXIAL
Para obtermos o diagrama de tensão-deformação de certo material, normalmente se faz um ensaio de tração em uma amostra do material.
ε=
δ
L
Variação do comprimento
Comprimento inicial
Deformação
Prof. Msc. Ronan Violin
TENSÃO E DEFORMAÇÃO – CARREGAMENTO AXIAL
Os materiais dúcteis, que compreendem o aço estrutural e outros metais, se caracterizam por apresentarem ESCOAMENTO a temperaturas normais. σu: tensão última (máxima tensão que se atinge) σR: tensão de ruptura (tensão que, se atingida, provoca a ruptura do material) σe: tensão de escoamento εR: deformação de ruptura (deformação que, se atingida, provoca a ruptura do material)
σu ≠ σR
(tensão ultima) ≠ (tensão de ruptura)
Prof. Msc. Ronan Violin
TENSÃO E DEFORMAÇÃO – CARREGAMENTO AXIAL
Fases de evolução do diagrama
1. Aumento lento do comprimento (pequena deformação), diretamente proporcional a uma grande carga aplicada (trecho reto da origem até a tensão de escoamento - σe), com grande coeficiente angular (reta "quase" na vertical).
2. Longa deformação com pouco aumento da carga aplicada, ou seja, pequena variação da tensão (escoamento).
3. Aumento da deformação proporcional ao aumento da carga aplicada, ou seja, da tensão.
Este aumento ocorre até que a carga aplicada