Ronald biggs
O mais célebre assaltante inglês do século XX, Ronald Arthur Biggs nasceu a 8 de agosto de 1929, em Londres. É,acima de tudo, uma lenda viva desse século, uma proeza ao alcance de poucos. O seu nome ficará para sempre ligadoà história dos grandes assaltos - ou dos maiores assaltantes, se se preferir. Acolitado num auto-exílio orgulhoso eprovocador, Ronald Biggs desafiou constantemente o seu destino desde os anos 60, quando foi um dos queperpetraram o "Grande Assalto ao Comboio", o mais ousado dos crimes na história da Velha Albion. Nunca ninguémhumilhou tanto a polícia e o sistema judicial britânico, e nunca durante tanto tempo e de forma tão desafiadora: nuncaninguém fintara tanto a Scotland Yard ou iludira dezenas de caçadores de prémios como fez este súbdito de SuaMajestade.
O seu primeiro ato público foi aos quinze anos, quando pela primeira vez foi a tribunal por ter roubado lápis. Com 18anos, em 1947, alistou-se como voluntário na Royal Air Force (RAF), a força aérea britânica. Todavia, em 1949, foiexpulso, devido a uma assalto que perpetrou a uma farmácia, que o conduziu novamente à barra do tribunal, que osentenciou a cumprir seis meses na prisão. Os catorze anos seguintes foram passados dessa forma, entrando e saindosucessivamente de uma série de prisões devido a inúmeros delitos cometidos, quase sempre por roubo e extorsão.Ainda assim, arranjou algum tempo para desposar Charmian Powell e ter dois filhos desse matrimónio, Nicholas eChristopher.
Em 1963 tudo indicava, entretanto, que Biggs se rendesse à estabilidade da vida familiar e do trabalho honesto, ligadoà construção civil, fixando residência em Reigate, no Surrey. Mas, o seu passado voltou então a misturar-se com o seu"novo" presente, acabando por determinar irreversivelmente o seu futuro. Um dia, nesse ano de 1963, um antigo amigo,Bruce Reynolds, convidou-o a participar num "trabalhinho" que acabaria por redundar no célebre assalto ao comboio,que ocorreu precisamente no dia do