Romanos
Nesta epistola como todas as outras são iniciadas com uma saudação indicando o seu servir a Jesus Cristo.
Romanos é a epistola mais completa que o apostolo Paulo escreveu, nesta carta Paulo fala da:
Obediência da Fé: Para ele a natureza da fé salvifica deve ser determinada por seu propósito inicial. Unir nossa vida com Deus, através de Jesus Cristo, em amor, devoção, gratidão e obediência.
Idolatria e depravação: A ira de Deus é uma expressão da sua justiça e do seu amor. É a indignação pessoal de Deus e sua reação imutável diante de todo pecado causado pelo comportamento iníquo do ser humano e nações e pela apostasia e infidelidade do seu povo.
A impiedade e justiça: No próprio inicio do seu tratado sobre a salvação, Paulo esclarece uma verdade fundamental no tocante ao modo de Deus lidar co a raça humana no seu todo. Deus castiga os malfeitores e recompensa os justos (são os que foram justificados na fé em Cristo e perseveram em fazer aquilo que é certo, segundo o padrão divino).
Circuncisão: É uma referencia à obra da Graça de Deus no coração do crente, que o torna co-participante na natureza divina e a capacidade a viver uma vida pura, separada do pecado, para a glória de Deus. Sendo assim, um santo viver é o sinal externo de que estamos sob a nova aliança.
Glorificação nas tribulações: Paulo alista “tribulação” como uma das bênçãos da salvação em Cristo. A tribulação ao invés de nos levar ao desespero e a paciência, e a paciência produz a experiência e a experiência resulta numa esperança madura que não decepciona.
Pecado e graça: O pecado é a corrupção moral nos seres humanos, opondo-se a todas as vontades humanas sadias. Ele nos leva tanto a deleitar-vos entregamos a ele. O pecado esta arraigado nos desejos humanos. O pecado foi introduzido por Adão na raça humana e afeta a