Filosofia
O conhecimento é sempre uma relação daquele que conhece (sujeito) com o que é conhecido (objecto). No entanto o objeto nem sempre é o mesmo, e consoante esse objeto muda, o tipo de conhecimento muda.
Existem 3 tipos de conhecimento: -o conhecimento de como realizar uma atividade (saber-fazer): no saber-fazer enuncia-se qualquer coisa que alguém sabe fazer. Todos nós, melhor ou pior, temos conhecimento deste tipo, embora não tenhamos sempre os mesmos. -o conhecimento por contacto, ou conhecimento de objetos, é um conhecimento imediato e directo de algo exterior ao sujeito como por exemplo: conhecer o que é ter um choque, resultou de o ter já sentido. Este conhecimento já não é o de como fazer algo, mas de um objeto e de uma qualquer entidade. -o conhecimento proposicional ou conhecimento de verdade, é aquele que permite saber se uma proposição e verdadeira ou falsa.
2- O conhecimento proposicional
2.1. condições necessárias para haver conhecimento
Para que uma proposição seja considerada conhecimento e necessário:
- QUE A PROPOSIÇAO SEJA VERDADEIRA: A verdade e necessária para o conhecimento. Só podemos conhecer o que e verdadeiro, e mesmo que eu conheça que o que tinha dito é falso, é saber uma verdade acerca de uma falsidade (é verdade que a minha crença era falsa). Para possuir conhecimento é necessário que acreditemos que uma proposição descreve corretamente um estado de coisas no mundo. Não faz sentido dizer que alguém conhece algo se não exprime nenhum pensamento ou ideia acerca do assunto.
- QUE A PROPOSIÇAO SEJA UMA CRENÇA: o conhecimento implica a crença. Não podemos conhecer algo, se não acreditarmos. Por exemplo seria estranho dizer que se conhece a proposição “a lua é um satélite natural da terra” e não acreditar nessa proposição.
(o conhecimento implica a crença mas a crença não implica o conhecimento. Podemos acreditar em algo que até pode ser verdade e contudo não conhecer isso em que acreditamos)