roma
Roma E O Direito Romano
1 - A história de Roma é a história de todos nós, história que passa todo ocidente e nos faz oriundos dos mesmos pais. Latinos, antes de tudo isto com todos os defeitos e qualidades que possam ser atribuídos á latinidade. Isto com todas as formas dos seres humanos, iguais a nós, que conquistaram o mundo inteiro.
O que há de mais interessante na história de Roma na atualidade é que ela é tão desconhecida quanto mal interpretada. Há muitos que passam que os romanos eram apenas broncos violentos com ânsia de conquistas e há muitos que nem sequer sabem que em nossa “ Génetica cultural “ há tanto romanidade que nem podemos enumerar.
A importância do Direito Romano para o mundo atual não consiste só ter sido, por um momento , a fonte ou origem do Direito : esse valor foi só passageiro. Sua autoridade reside na profunda revolução interna, na transformação completa que causou em todo nosso pensamento jurídico e em ter chegado a ser, como o cristianismo, um elemento da civilização moderna .
2 – O Direito Romano pelo aspecto da evolução política á medida que utilizaremos conceitos e nomes que somente poderão ser entendidas após um ambientação preliminar. Esta somente se da através dos estudos, ainda que superficial, das instituições políticas dos diferentes momentos da história de Roma.
A história de Roma se divide em : realeza, república, alto e baixo império.
2.1 - A realeza em Roma era vitalícia, porém eletiva e, principalmente não hereditária. As assembleias, chamadas comícios curiatos, escolhiam o rei cujo nome havia sido proposto pelo senado e investiam no Imperium – poder total que abrangia os âmbitos civil, militar, religioso, e judiciário .
2.2 - Quando a fundação da República, os romanos decidiram pulverizar o poder executivo para mãos de muitos, com mandatos curtos, um ano, na maior