Rola
Pág 41
A sociedade industrial
Naquele mundo – apesar de navios singrarem os mares e unirem comercialmente os territórios ao longo do planeta - - a maior parte das pessoas vivia circunscrita ao lugar em que nascera, preocupando-se com os problemas, os costumes, a vida local.
Nos últimos 250 anos, a humanidade produziu um enorme aparato tecnológico. Na área da saúde, pesquisas, equipamentos, diagnósticos e remédios têm poupados a vida muita gente.
Pág 42
As origens
O avanço tecnológico, em grande parte, ocorre a custa da exploração devastadora da natureza. A busca desenfreada de matéria-prima, por exemplo, tem provocado do desaparecimento de florestas e a redução da biodiversidade.
A tecnologia tem garantido uma produlao de aimentos capaz de sustentar uma super população.
A revolução Francesa, de 1789, reestruturou a ordem politica de varias sociedades ocidentais.
A revolução industrial, por sua vez, iniciada na Inglaterra por volta de 1780, consolidou-se como uma nova forma de produzir mercadorias, fundamentada nas grandes fabricas, nas maquinas, nos milhares de operários.Tudo voltado para o mercado e a obtenção do lucro.Mais do que isso, ao criar uma necessidade de consmo, produziu uma sociedade de massa.
Antes da revoluçao.
Inventado no final do século 19 , o cinema transformou rapidamente em uma das principais formas de lazer da sociedade contemporânea.
A revoluçao industrial é marco desse processo. Ela ocorreu, sobretudo, devido aos interesses de vários grupos sociais em obter lucro e acumular riquezas. Era o capitalismo que se consolidava.
Pág 44
A posse da terra
O texto de Benjamin Franklin, mais do que conselho, traçava uma filosofia de vida, na qual, na qual a conquista do dinheiro tornava-se dever: trabalhar, economizar, acumular.
Na Inglaterra do seculo18, afinal, vários setores da sociedade estavam em profunda transformação,voltando-se para a obtenção do lucro e acumulo de capitais.
Naquela epoca, como no