ROL 04 Setembro
Inicialmente foram apresentadas as conclusões individuais da matriz do Fórum Inovar para Vencer. A partir de então, a estratégia do Cirque de Soleil foi discutida, principalmente no quesito inovação para promoção de sua diferenciação como a nãi utilização de animais nos espetáculos, o desenvolvimentos de diferentes apresentações e a questão itinerante da estrutura.
Além disso, os cuidados que o Cirque deve ter para se manter no patamar competitivo alcançado, também foi um tópico discutido. Neste sentido, e sistemática revisão das estratégias, a utilização da padronização apresentada por Mintzberg, a retenção de talentos e a diversificação do público ou a atração dos chamados não clientes podem contribuir para que o Cirque continue líder em seu segmento.
Os alunos foram estimulados apresentar para um líder do Conselho Diretivo, uma proposta de abertura de um portfólio para a criação de novos produtos, supondo a professora ser líder de tal Conselho. Não foi apresentado um convencimento para novos produtos de fato. Foi proposto ampliar a visão da empresa, com a popularização dos espetáculos para pessoas com menor poder aquisitivo, além disso, estudar melhor a concorrência indireta para minimizar seus impactos e ainda, revisar a proposta da cadeia de valor através da aplicação do método das quatro ações (eliminar, reduzir, elevar e criar).
Ademais, a questão dos artistas como fornecedores foi discutida abordando a questão do Capital Humano e Intelectual do Cirque. O nível de especialização exigido e a necessidade de uma grande variabilidade de habilidades individuais ou coletivas, além da constante renovação de pessoas, faz com que a estratégia seja tratar os artistas como fornecedores, porém com a devida valorização e reconhecimento. Tratar adequadamente o fator é uma estratégia necessária no segmento do Cirque.
Por fim, um dos alunos colaborou com uma experiência pessoal quanto a gestão de pessoas demonstrando