Roger
BIOLOGIA
Podemos classificar seres vivos a partir das seguintes características: são sistemas químicos altamente organizados, se matem através de gasto de energia, possuem capacidade de se reproduzir e de se adaptar ao meio ambiente (evoluir). Também obedecem a lei da ação e reação, já que tem capacidade de percepção e concedem respostas aos estímulos.
*Um vírus assumi as características de um ser vivo ao entrar na célula.
-A reprodução pode ocorrer de forma assexuada (não há produção de gametas) e de forma sexuada. Na forma sexuada pode ocorrer a auto fecundação (não é muito bom para a variabilidade genética) e fecundação cruzadas, os gametas vem de indivíduos diferentes. *Desenvolvimento direto é quando não há estágio de larva, desenvolvimento indireto é quando tem, caso das borboletas.
-Principais elementos encontrados na matéria viva: Hidrogênio, Carbono, Oxigênio, Nitrogênio, fosforo (P), enxofre (S) >> Esses átomos constituem a maior parte das moléculas que compõem os seres vivos.
-Moléculas orgânicas formam as células que podem ser dividas em procariontes, mais simples, não possuem carioteca e eucariontes, mais complexas.
*Quanto ao número de células que possuem são divididos em unicelulares como bactérias, algas e pluricelulares. Quando são unicelulares crescem através do aumento de sua única célula, quando pluricelulares crescem pelo aumento na quantidade do numero de células (mitose). Ligeira observação: Todos ser vivo cresce menos o vírus.
*Vírus também são formados por moléculas orgânicas, mas não possuem organização celular.
Metabolismo engloba as transformações químicas que ocorrem no interior da célula, pode ser divido em dois tipos:
-Anabolismo: síntese de substâncias, produção. Exemplo: Fotossíntese- produz glicose- -Catabolismo: degradação de substâncias, quebra. Exemplo: Respiração – queima de glicose-.
Criacionismo: Deus criou