Físico química H202
FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA – FAETEC
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL SANTA CRUZ – ETESC
Relatório de Físico-Química Experimental
Técnico de Química
Cinética de Decomposição do peróxido de Hidrogênio
Nomes: Júlia Rosa Nº10 e Daniel Xavier Nº03
Turma: 2116 – Química
Professor: Pablo O. Wolf
Data de entrega: 28/05/2014
Disciplina: Físico-Química Experimental
•Objetivos
Determinar a ordem da reação, a constante de velocidade e o tempo de meia vida do peróxido de Hidrogênio (água Oxigenada) por meio de um catalisador (Cloreto férrico).
•Introdução
As leis cinéticas de velocidade são de grande importância, pois, fornecem expressões precisas para o decorrer da reação e podem ser aplicadas para o cálculo de tempo de reação, rendimento e condições econômicas ótimas. Por meio dessas leis de pode-se ainda esclarecer o mecanismo da reação. No caso de uma equação de primeira ordem a lei cinética diferencial é:
(d[A])/dt=-k[A] onde, [A] = concentração do reagente. que pode ser diretamente integrada, pois k é uma constante independente de t. Inicialmente, em t = 0 a concentração de A é [A]0, e em um instante t qualquer é [A]. Integrado temos: ln(([A])/〖[A]〗_0 )= -kt
Portanto a partir dessa equação se traçarmos um gráfico ln ([A]/[A]0) contra t, teremos uma reta cujo coeficiente angular é -k.
Para uma reação de primeira ordem, o tempo de meia-vida t1/2, que é o tempo necessário para a concentração de um reagente cair à metade de seu valor inicial, não depende da concentração inicial do reagente, mas somente do valor de k, sendo constante durante a reação. Este tempo no caso de uma reação de primeira ordem, é dado por:
-k_(1/2)=-ln(1/2 ([A])/〖[A]〗_0 )= ln 2
Logo,
t1/2 = ln 2/k
Um exemplo de reação de primeira ordem é a decomposição da água oxigenada. Esta reação pode ser considerada lenta e se processa segundo a equação:
2H2O2(aq) → 2H2O(aq) + O2(g)
Porém este processo pode ser acelerado