O Bonde
Na linha que ia de Campo Grande para o Monteiro, existia um desvio no "Pau-Ferro", que ficava onde já funcionou a torrefação do Café Câmara e hoje virou o condomínio chamado Atlantis. Existia um outro desvio na "Língua da Sogra", onde hoje a Estrada do Monteiro vira duas pistas, no "Brito".
Indo para a Pedra, havia um desvio em Santa Clara, perto do Jardim Maravilha. O bonde da Ilha passava pelo Largo do Monteiro - onde ainda existe a estação do Bonde na bifurcação onde se encontram a Estrada do Magarça e a Estrada do Mato Alto e seguia até a Rua Campo Formoso, que fica depois da Igreja N. S. Conceição, à esquerda (antiga Reta da Ilha). Depois, pegava a Estrada do Mato Alto (antiga Morro Alto) e ia até o Largo da Ilha, de onde voltava para Campo Grande.
Atualmente, o prédio da Estação está sob domínio da Comlurb, que assim como a prefeitura, parece não ter se atentado para a importância histórica e patrimonial da construção. O uso é indevido e há extrema negligência. O prédio é de 1917 e conserva suas reinvindicações de conservação e preservação, assim como elaboração de prpostas de reutilização do prédio.