Rodoferroviário
Comentário: O objetivo de se analisar a amostra se deve devido a vários fatores de investigação geotécnicos, dentre eles: - Investigações de reconhecimento natureza das formações geológicas locais e principais características do subsolo – Definição de áreas mais próprias para as obras; - Explorações para anteprojetos e projetos básico escolha de soluções e dimensionamento; - Explorações para projetos executivos informações complementares sobre o comportamento geotécnico dos materiais – Resolução de problemas específicos do projeto; - Explorações durante a construção necessárias no caso de imprevistos na fase de construção.
2) Após a secagem deve-se desagregar os torrões da amostra, usando para isso o almofariz com a mão de gral recoberta com ponta de borracha, tendo o cuidado de evitar reduzir o tamanho natural das partículas constituintes do solo.
Comentário: desmancham-se os torrões e, em seguida, homogeneizasse o material cuidadosamente. Para que o material ensaiado seja representativo da jazida, a quantidade de solo a ser utilizada no ensaio deve ser obtida por quarteamento (realizado manualmente ou com o uso do quarteador), obtendo-se assim uma amostra de solo com o peso necessário para se efetuar os ensaios (a quantidade de solo necessária para a realização do ensaio de granulometria é função do tipo de solo: solos grossos requerem uma maior quantidade de solo e vice-versa).
3) A etapa seguinte é se desfazer dos grãos retidos na peneira de 3”, pois esta fração não será considerada nos ensaios.
Comentário: Pesa-se a amostra de solo seco ao ar