RODA
A roda é provavelmente a invenção mecânica mais importante de todos os tempos. Quase toda a máquina construída desde o início da Revolução Industrial envolve um princípio único, básico incorporado em uma das invenções verdadeiramente significativas da humanidade. É difícil imaginar qualquer sistema mecanizado que seria possível sem a roda ou a ideia de um componente simétrica movendo-se em um movimento circular em um eixo.
Com base em diagramas sobre tabuletas de argila antigos, a utilização mais antiga desta invenção essencial era uma roda de oleiro que foi usado em Ur, na Mesopotâmia (parte do atual Iraque} tão cedo quanto 3500 aC. O primeiro uso da roda para o transporte foi, provavelmente, em carros da Mesopotâmia em 3200 aC. É interessante notar que as rodas podem ter tido aplicações industriais ou de fabricação, antes de serem utilizados em veículos.
A roda com raios apareceu pela primeira vez em carros egípcios por volta de 2000 aC. Porque a idéia da roda parece tão simples, é fácil supor que a roda teria simplesmente "aconteceu" em todas as culturas, quando atingiu um determinado nível de sofisticação. No entanto, este não é o caso. Na verdade, não há nenhuma evidência de que o uso da roda existia entre os povos nativos em qualquer parte do Hemisfério Ocidental até bem depois do contato com os europeus.
Mesmo na Europa, a roda pouco evoluiu até o início do século XIX. No entanto, com o advento da Revolução Industrial, a roda se tornou o componente central da tecnologia, e chegou a ser usado em milhares de maneiras em inúmeros mecanismos diferentes.