Rock Anos 60
Os anos 60 trouxeram a expectativa de um mundo livre, onde a importância do rock não estava focada na batida dançante, escandalosa e riffs de guitarras, mas simi na contestação e nos protestos ideológicas que faziam os artistas entreitarem a relação com seu público. Os jovens se reconheceram nas canções, já que as temáticas das músicas eram buscadas na vida de cada um dos compositores, e então, essa década ficou conhecida como os "Anos Rebeldes". Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. A denominada "Jovem Guarda", no Brasil, surgiu em meados da década de 1960 e mesclava música, comportamento e moda. Nessa época, o mundo entrava de vez na sociedade consumista. Garotos percebiam que a música era o grande sonho libertário e assim eles queriam mudar o mundo, mas, em vez de armas, eles pegavam em guitarras. A década de 60 abriu com a mistura de rock tradicional, som instrumental e outros ritmos como:
1. Surf Music: popular entre 1961 e 1965, gênero de música associado à cultura do surfe, especialmente de Orange County e de outras regiões do sul da Califórnia. Teve grande influência no rock. The Beach Boys fizeram o maior sucesso com este estilo, que tinha também influência do doo woop - estilo de grupos vocais, que usavam terninhos, estalavam os dedos em um ritmo sincopado e eram muito afinados. Brian Wilson, integrante do grupo, decidido a fazer um disco inteiro conceitual, e não apenas uma colagem de singles, produziu junto com seus colegas de banda, Pet Sounds, considerado um dos mais lindos álbuns da história do rock. (The Beach Boys - Good Vibrations)
2. Twist: tem sua origem nos Estados Unidos, é uma dança que abrange múltiplos ritmos como rock and roll, jazz e outros compassos. Estendeu-se dos EUA para diversos países, influenciando os jovens dessa época, por mais