História do Rock
O rock and roll é um tipo de música que surgiu nos Estados Unidos da América no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, pós II Guerra Mundial, com raízes em sua maioria em gêneros musicais afro-americanos, e rapidamente se espalhou para o resto do mundo, tomando proporções incríveis e imprevisíveis.
A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único que se arrastou até hoje. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, este gênero, como visto na televisão, influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem por todo o mundo. Ele começou a gerar vários subgêneros - muitas vezes sem o contratempo característico originário - que são mais propriamente chamados simplesmente Rock, pois são variados e distintos.
História do Rock
Estilo musical mais popular no mundo ocidental, o Rock ou Rock and Roll surgiu e se firmou no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, tendo rapidamente se espalhado por todo o mundo. Embora no início da história do Rock, o instrumento principal fosse o saxofone, hoje em dia os instrumentos musicais mais utilizados são a guitarra elétrica, o baixo, a bateria e o teclado.
Nasceu com os negros americanos, é filho direto do blues do Mississipi. Este som eletrizante era proibido para as mocinhas brancas, era tachado pela conservadora sociedade americana dos anos 50 como coisa do diabo e que devia, a todo custo, ser evitado.
Nos primórdios, Fats Domino, já em 1949, vendia mais de 1 milhão de cópias do primeiro single The Fat Man, Chucky Berry alucinava as plateias com seus solos de guitarra e Little Richard era o responsável por sucessos como Tutti Frutti e Long Tall Sally. Mas esse era apenas o começo. Lá pela metade dos anos 50, na onda das vibrações que vinham do gueto negro, aparece um garoto com voz potente, uma dança desconcertante e sexy, que, para espanto geral, era branco: Elvis Presley. Nascia o primeiro pop star