Rochas sedimentares
CRISTIANE MARIS TEIXEIRA
FLÁVIA SIQUEIRA FERNANDES SOUTO
JORGE LUIZ CAMPOS
LUANA BIBIANO MARCOLINO
MAYCON SOUZA SILVA CUNHA
ROCHAS SEDIMENTARES
UBERABA-MG
2012
CRISTIANE MARIS TEIXEIRA
FLÁVIA SIQUEIRA FERNANDES SOUTO
JORGE LUIZ CAMPOS
LUANA BIBIANO MARCOLINO
MAYCON SOUZA SILVA CUNHA
ROCHAS SEDIMENTARES
Trabalho apresentado ao componente curricular Geologia aplicada à Engenharia Civil do curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba.
Professor: Walter
UBERABA-MG
2012
INTRODUÇÃO
O ciclo sedimentar se inicia a partir da ruptura ou desagregação das rochas de uma área fonte ou província geológica pré-existente. O processo de formação das rochas sedimentares está intimamente ligado à origem, transporte e deposição dos materiais que as constituem. Estes materiais foram transportados pela água, pelo vento ou pelo gelo, sendo posteriormente depositados. Os ambientes onde pode ocorrer a formação de rochas sedimentares são os mais variados.
O volume que as rochas sedimentares ocupam na constituição da crosta é de apenas 5%.Constituem continentes e fundos oceânicos, dado o método da sua gênese e dos fosseis por vezes contidos nos seus estratos, o estudo destas rochas pode trazer à luz informações históricas sobre o nosso planeta.
No entanto, este tipo de rochas cobre uma extensa superfície, ocupando mais de 75% da área dos continentes. Além da utilização de materiais sedimentares para o fabrico de cimento, muitas outras rochas sedimentares são recursos importantes no fabrico dos mais diversos produtos, como, por exemplo, o vidro e as peças de olaria.
ORIGEM
A rocha sedimentar se forma a partir de mudanças ocorridas em outras rochas. Chuva vento, água dos rios, ondas do mar: tudo isso vai, aos poucos, fragmentando as rochas em grãos de minerais. Pouco a pouco, ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos. Esse processo é chamado de intemperismo.
Os