rochas sedimentares
Sedimentares e Metamórficas
Leonardo Bresolin Copelli 10089-2
Leonardo Silva Arakawa 10091-2
Índice
Introdução e método ______________________________________3
Características e Usos das Rochas Sedimentares_________________4
Rocha Sedimentar - Amostras________________________________5
Rocha Metamórfica - Amostras_______________________________6
Conclusão e Bibliografia ____________________________________7
Introdução e método
Neste relatório, descreveremos as rochas sedimentares. Estas rochas são aquelas formadas por materiais derivados da decomposição e desintegração (efeito da erosão) de qualquer rocha. Estes materiais são transportados (por vento, água, gelo, ou gravidade, por exemplo), depositados e acumulados nas regiões de topografia mais baixa. Posteriormente, pelo peso das camadas superiores ou ação cimentante de alguns dos componentes da rocha (como a calcita), litificam-se, formando, finalmente, uma rocha sedimentar. Este processo pode ser resumido da seguinte maneira: intemperismo, erosão, transporte, sedimentos e litificação.
Para o relatório, classificamos as rochas sedimentares pelos aspectos de textura, presença de estruturas, cor, grau de alteração e, em alguns casos (quando conglomerados), tamanho do seixo e tipo da matriz.
Também foram feitas análises de rochas metamórficas. Este tipo pode ter sua origem de rochas ígneas ou sedimentares em condições de elevada pressão e temperatura. Para classificá-las observamos e pesquisamos os seguintes itens: estrutura, composição e cor.
Em ambas classificações (de sedimentares e metamórficas) também analisamos o grau de alteração, que não constitui tanto um aspecto técnico, mas é de suma importância no âmbito econômico.
Características e Usos das Rochas Sedimentares
Rocha Sedimentar - Amostras analisadas:
Amostra 1
Textura: siltosa
Cor: cinza
Presença de