Relatório de fresadora vertical
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Introdução sobre instrumentos básicos de medição
Grupo S7
Processos de Fabricação I
15/09/2012
INTRODUÇÃO SOBRE FRESA VERTICAL
Grupo S7
Johnathan Diaz Koester
Lucas Luiz Teixeira
Lucas Henrique Gama
Rodrigo Kalenivski
Ricardo Franchi
Professor: Erivelto Marino
Relatório das aulas práticas apresentado para a aula de Processos de Fabricação I – Engenharia de Controle e Automação – UNIMEP.
Sumário Objetivo 1 1 Introdução 1 1.1 Contexto 1 1.2 Questões 1 2 Descrição da prática 2 3 Conclusão 3 Bibliografia 4
Nomenclatura
UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba
* Objetivo
O objetivo da aula prática foi iniciar os alunos no contato, conhecimento, entendimento e utilização da fresa vertical e desenvolver a habilidade no seu manuseio.
Introdução
Contexto
Um levantamento histórico indica que a fresadora ou maquina de fresar surgiu em 1918. A máquina possui ferramentas com movimento de rotação que se movimenta sobre a peça por um, dois, três ou mais eixos lineares ou giratórios. Foi desenvolvida para facilitar a usinagem de peças prismáticas, ao contrário do torno que usina principalmente peças rotacionais. As ferramentas das fresas são providas de múltiplos gumes de corte dispostos simetricamente ao redor de um eixo, quem remove intermitentemente o material da peça usinada. Uma das vantagens sobre outros tipos de ferramentas, os dentes quando não estão em contato com a peça, estão sendo refrigerados, garantindo sua dureza. Existem ferramentas inteiriças, onde a ferramenta é constituída de um mesmo material, essas podem ser de aço rápido ou metal duro. As ferramentas calçadas são de um material mais simples, com seus gumes de corte feitos de materiais nobres soldados na ferramenta. Esses normalmente são aço rápido ou metal duro. Há também ferramentas com dentes postiços, similares às