Relátorio fresadora
Engenharia de Produção – Noturno – 5° Semestre.
Aula Prática N° 02 – Processos de fresamento (sextavado e rasgo de chaveta)
Processos produtivos I
Santa Barbara D’Oeste, 18 de Fevereiro de 2014.
Aula Prática N° 02 – Processos de fresamento (sextavado e rasgo de chaveta)
Prof. Erivelto Marino
Relatório da aula prática de furação
Da disciplina Processos Produtivos I –
Engenharia Produção – UNIMEP
Sumário
Sumário 3
1 . Objetivo 3
2. Introdução 4
3. Descrição da prática 8
1 . Objetivo
Compreender qual o mecanismo do processo de fresamento, através da usinagem de um rasgo de chaveta e um sextavado, usando o cabeçote divisor. O objetivo é conseguir usinar a peça conforme o desenho fornecido.
Figura 1: Projeto da peça realizada em laboratório.
2. Introdução
O fresamento é um processo que Consiste numa operação de usinagem em que o metal é removido por uma ferramenta giratória – denominada fresa – de múltiplos gumes cortantes. Cada gume remove uma pequena quantidade de metal em cada revolução do eixo onde a ferramenta é fixada. A máquina ferramenta que realiza a operação é denominada fresadora.
As fresadoras são máquinas de movimento contínuo, destinadas a usinagem de materiais, onde se removem os cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa, a operação de retirada de cavacos é chamada de fresameto.
As fresadoras se distinguem pela disposição do eixo árvore e pelas possibilidades de movimento da peça. Sendo assim, podemos classifica-las em três tipos: Fresadora Vertical, Fresadora Horizontal e Fresadora Universal.
Fresadora Vertical:
Geralmente utilizada para usinagem de peças com grandes dimensões, a fresadora vertical é caracterizada pelo eixo-arvore estar na posição que da origem a seu nome – vertical,