Rochas sedimentares
As rochas são associações naturais de dois ou mais minerais agregados ou não e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta terrestre e, por vezes, embora raras, constituídas por um só mineral.
O estudo das rochas e minerais é de extrema importância por ser a rocha o material de origem da maioria dos solos, e os minerais das rochas a fonte principal dos nutrientes para as plantas.
Petrologia é o ramo da geologia que se dedica ao estudo da composição, origem e história natural das rochas. Os termos populares pedra e calhau se referem a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura de acordo com as suas origens ou maneiras como foram formadas em ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas.
Falaremos de um modo geral sobre as rochas sedimentares, sua génese, classificação, tipos e importância económica.
Rochas Sedimentares
Rochas sedimentares são rochas resultantes do depósito e da sedimentação dos produtos do intemperismo de outras rochas.
Cerca de 3/4 da Terra são cobertos por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e dos fundos oceânicos. No entanto, estas formam apenas uma película superficial sobre as rochas magmáticas e metamórficas que constituem a maioria do volume rochoso crustal.
É constituída por sedimentos carregados pela água e pelo vento que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais acumulados em áreas deprimidas que contem material fóssil e formam as bacias.
As figuras abaixo são exemplos de rochas sedimentares.
Géneses das Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares são formadas a partir de mudanças ocorridas em outras rochas.
Quando materias como partículas de rocha, lama, matéria orgânica sao transportadas e acumuladas em um determinado local, sofrendo acção da temperatura (frio ou calor),