Robótica
O nome ‘robô’, derivado do tcheco robota, que significa “trabalho forçado”, é aplicado a máquinas automáticas. Logo, o robô substitui o homem na execução de trabalhos. Sua aparência e a forma de executar tarefas não se assemelham necessariamente às dos seres humanos. A invenção do robô tem como finalidade o livramento dos trabalhos mecânicos ou penosos. O robô se diferencia da máquina porque tem capacidade de funcionar automaticamente, sem a intervenção permanente do homem.
Objetivos
❖ O aperfeiçoamento de produção é diretamente ligado ao desenvolvimento da robótica, e é dessa percepção que surgem as Revoluções Industriais.
❖ A robótica é plenamente associada ao progresso da tecnologia eletrônica e da informática.
❖ A robótica facilita e possibilita a produção especializada e em larga escala sem o erro humano.
Definição
É a ciência e a engenharia da concepção e projeto de maquinaria automatizada. Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletrônica e computação. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida. Não passam de fios unidos e mecanismos. Cada vez mais, as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas.
Aplicações Robôs na engenharia
Para atingir o sempre desejado objectivo do aumento da competitividade, a indústria moderna deve caminhar no sentido da automização da soldadura. Particularmente na indústria automóvel, uma das mais activas no uso de robôs, existe já grande interesse na aplicação destes em funções de soldadura, montagem e manejo de materiais. Estima-se que hoje em dia cerca de 25% dos robôs existentes em indústrias sejam empregues em tarefas de soldadura, percentagem que tenderá a aumentar com melhorias na sua flexibilidade, custo e qualidade.Os robôs vêm sendo aplicados na indústria em uma crescente variedade de funções, as quais se mostram perigosas, entediantes e fisicamente difíceis