Robótica
Nos últimos 10 anos, o mundo evoluiu mais tecnologicamente do que nas últimas 10 décadas, o engenheiro de controle e automação teve grande participação nesse avanço, mas primeiramente, o que é Controle e Automação? É o uso de qualquer dispositivo mecânico ou eletroeletrônico para controlar máquinas e processos. Entre os dispositivos eletroeletrônicos, pode-se utilizar computadores ou outros dispositivos lógicos, substituindo em muitas vezes o homem e realizando tarefas que o ser humano não consegue realizar.
A parte mais visível da automação está ligada à robótica, mas ela é utilizada em indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas, com o uso de transmissores de pressão, vazão, temperatura e outras variáveis necessárias para a produtividade, qualidade e segurança em um processo.
A automação pode ainda conversar com o sistema administrativo da empresa permitindo o compartilhamento de dados importantes da operação diária dos processos e oferecer agilidade e maior confiabilidade de dados que suportam as decisões empresariais.
Alguns exemplos podem ser citados abaixo:
SATD's - Sistemas de aquisição e tratamento de dados: São constituídos por sensores e outros dispositivos electrónicos que captam dados do mundo exterior e canalizam-nos para computadores, onde determinados programas fazem o seu tratamento.
CPC - Controlo de processos: Também contêm sensores e outros dispositivos capazes de controlar processos de produção industrial.
CAM - Computer aided manufactoring: Sistemas de fabrico controlados por computador.
CIM - Computer integrated manufactoring: Sistemas mais avançados de fabrico baseados em computador, com total integração nos sistemas de produção.
Robótica: Sistemas electromecânicos (Robots) nos quais intervêm meios e processos informáticos.
-DEFINIÇÃO E HISTÓRIA DA ROBÓTICA
Os robôs foram introduzidos inicialmente na indústria automobilística, a partir da década de 60, sendo constituídos de dispositivos manipuladores programáveis