Robótica
SEGURANÇA
MANIPULADOR
PAINEL DO ROBÔ
MODO DE OPERAÇÃO
TERMINAL DE PROGRAMAÇÃO
COORDENADAS
PONTO CENTRAL DA FERRAMENTA
JOYSTICK E MOVIMENTAÇÃO
NOÇÕES DE PROGRAMAÇÃO
ENTRADAS E SAÍDAS
CORREÇÃO DE POSIÇÕES
RECONHECIMENTO DE ERROS
SEGURANÇA:
Primeiramente, para se trabalhar com robôs, necessitamos conhecer e seguir os sete tópicos de segurança mais importantes relacionados ao mesmo, são estes:
1 - Área de trabalho - Área de atuação dos movimentos do robô durante suas atividades normais.
2 - Travas de segurança - Barreiras de luz, tapetes de segurança, porta rolantes, e outros métodos de travas.
3 - Modo manual reduzido 250 mm/s - Modo de trabalho no qual o robô tem a máxima velocidade de movimentação limitada em 250 mm/s.
4 - Safety Pad - Botão de acionamento dos motores do robô, o mesmo possui três posições, energinando-os apenas na posição intermediária.
5 - Emergência Stop - Botão do tipo cogumelo capaz de parar imediatamente os movimentos do robô e toda restante da máquina. Existem dois botões de emergência um o painel do robô e outro no terminal de programação.
6 - Fim de curso dos eixos – limita os seus cursos, podendo ser um limite elétrico ou por via software existente em alguns robôs dependendo da utilização.
7 - Bom senso – este é o item mais importante de todos.
MANIPULADOR:
O manipulador é a parte móvel do robô, ou seja, o braço do mesmo, podendo ser encontrado em diferentes tamanhos e modelos.
Normalmente os manipuladores são montados com a base paralela ao solo, mas podem ser encontrados suspensos. Podem possuir de 4 a 9 eixos de movimentação, dividindo-se em eixos internos e externos.
Todo manipuladores tem botões em seu corpo para liberação manual dos freios dos motores dos eixos (Brake Release), o que acontece apenas quando os motores dos eixos estão desenergizados.
Na nossa fábrica existem os modelos IRB 1400, 2400, 6400 e 6600,