robótica educacional
1. O que é?
É uma competição baseada na olimpíada Brasileira de robótica (OBR) que ocorrem anualmente em nosso País. Essa competição tem como objetivo programar e montar um robô lego NXT 2.0 para resgatar vítimas (latas de refrigerante, etc.) em um ambiente de forma eficaz, os robôs serão ofertados pela a organização.
2. Arena e ambiente
As arenas será uma versão simplificada da competição OBR, consiste de duas fases. Pista de obstáculos e Arena de Resgate de vítimas.
2.1 Pistas de obstáculos
Consiste de uma superfície branca lisa de dimensões igual ou superior a 3m x 2m. O piso poderá ser de madeira ou plástico disposto sobre o chão ou superfície plana. Nessa pista haverá dois tipos de objetos: linhas para guiarem o caminho dos robôs, obstáculos que podem impedir o avanço dos robôs e para o resgate das vítimas. Muitos esforços sejam feito pela a comissão organizadora para deixar o chão perfeitamente plano, pequenas imperfeições existirão, e é tarefa do robôs lidar da melhor forma com esse problemas.
As linhas figura 1, existirão em toda a arena e serão feitas utilizando fita isolante convencional de cor preta da marca 3M. Serão dispostas em forma de labirinto no chão em um formato não conhecido pelas equipes, em qualquer segmento reto de linha haverá falha de linha (“gap”) de até 50 cm.
Figura 1: linhas, site< http://www.juonline.com.br > data 07/03/2013
Os obstáculos poderão ser, tais como tijolos, madeira, pedra, etc. Os detritos serão dispostos em qualquer lugar na arena. É possível, por exemplo, que um tijolo esteja obstruindo a passagem dos robôs pela linha.
2.2 Arena de Resgate de vítimas
Essa é a segunda e ultima fase, consiste de uma plataforma de madeira com uma rampa graus de acesso entre a primeira e segunda fase de no mínimo 10 graus e máximo 20.nO robô deve ser capaz de e realizar o resgate da vítima finalizando a competição.
Figura 2; pista modelo da competição