robotica educacional
TEMA:
A importância da robótica na educação.
PROBLEMA:
Carência de um projeto de ensino prático na 1ª etapa do Ensino Fundamental.
O desinteresse do educando pelo ensino tradicional que não leva em consideração o dia-a-dia do aluno.
JUSTIFICATIVA:
Através da motivação desenvolvida pelo manuseio a aplicabilidade da tecnologia, estimular o aluno a prática da leitura e tem melhor aproveitamento interdisciplinar.
OBJETIVOS:
GERAL:
Desenvolver no estudante algumas noções básicas de diversas áreas de uma ciência multidisciplinar, onde são aplicados conhecimentos diversos de microeletrônica, que são peças eletrônicas que utilizamos para montar e fazer funcionar os objetos.
ESPECÍFICO:
Despertar curiosidade e o interesse dos alunos de forma lúdica e gradual, inserindo materiais de maior complexidade.
REVISÃO DE LITERATURA:
Dicionário Interativo da Educação Brasileira (2004):
Robótica Educacional ou Pedagógica é um termo utilizado para caracterizar ambientes de aprendizagem que reúnem materiais de sucata ou kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares, permitindo programar, de alguma forma, o funcionamento de modelos.
Bastos:
O professor precisa conhecer os interesses, as necessidades, as capacidades e as experiências anteriores dos alunos para propor planos cuja concepção resulte de um trabalho cooperativo realizado por todos os envolvidos no processo de aprendizagem. O desenvolvimento resulta de uma ação em parceria, em que alunos e professores aprendem juntos (BASTOS, 2002, p. 54).
Perrenoud:
Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação (2000, p. 128).