A importância do estudo da Sociologia
Brasília
2012
Dayane Gonçalves de Araújo
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Trabalho apresentado à disciplina Sociologia, do curso de Educação de Jovens e Adultos do Colégio Impacto, como requisito parcial para obtenção da conclusão do ensino médio.
Brasília
2012
INTRODUÇÃO
Em que medida a sociologia pode contribuir para a sua formação pessoal? Muitos diriam que essa ciência social, tem a função de formar o "cidadão crítico". Mas essa justificativa - até porque a idéia de formar o cidadão crítico anda meio banalizada -, não é suficiente. Pensar sobre esse tema significa uma oportunidade ímpar para se aproximar da sociologia como campo de saber e compreender algo de suas preocupações. Vale a pena inserir nesse contexto o papel mais fundamental que o pensamento sociológico realiza na formação do jovem: a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais.
O NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
A Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII, como resposta acadêmica para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações. O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XVIII) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
A Sociologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina