robotica
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
TRABLHO III
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ROBÓTICA AUT0232D
Professor: LUCIANO HENNEMANN
BRUNO GUERRA ALMEIDA
LUCIANO BALDISSARELLI
CAXIAS DO SUL, JUNHO DE 2014.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo descrever os métodos de programação utilizados na atualizade e algumas linguagens utilizadas na programação de robôs. Existem diversas linguagens e isso é ocasionado pelo fato desses equipamentos possuírem grandes diferenças entre suas configurações e aliado ao fato de poderem ser aplicados a tarefas extremamente distintas, cada fabricante acabou desenvolvendo sua própria linguagem. Portanto na área da robótica não há uma padronização que seria altamente vantajosa, permitindo a migração rápida de programas entre plataformas e fazendo com que o aprendizado da linguagem seja útil em uma grande quantidade de equipamentos.
PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS NA ATUALIDADE
São divididos em dois tipos diferentes: métodos de programação On-line e métodos de programação Off-line. A principal diferença nas duas é que na programação on-line é necessário utilizar o robô para fazer o programa. Já na programação off-line não é necessário programar no robô, a programação pode ser feita externa enquanto o ele trabalha normalmente com outro programa, e somente na hora do download e de alguns eventuais testes é necessário o robô parado.
MÉTODOS DE PROGRAMAÇÃO ON-LINE
1) Programação por amostragem ou programação por ensino
Consiste na movimentação física do braço do robô através dos movimentos e ações que terá que efetuar num determinado processo. Ao mesmo tempo em que esta movimentação física é realizada, o robô grava as posições para onde, ou através das quais, o robô terá de se deslocar.Se o controlador apenas registra (na sua memória) posições estáticas da configuração do robô, e não trajetórias, isto é chamado programação