Robotica
DE
ROBÓTICA
INDUSTRIAL
1.0 – INTRODUÇÃO
Hoje em dia os robôs estão cada vez mais presentes em nossas vidas, mas esse conceito de robôs já vem sendo pensado por vários séculos como veremos no trabalho. Uma grande evolução já ocorreu entre os primeiros robôs e os atuais mas todos sempre com o mesmo objetivo de melhorar processos e ajudar a melhorar as condições de vida humana.
2.0 – ORIGEM DO TERMO
O conceito de robô data dos inícios da história, quando os mitos faziam referência a mecanismos que ganhavam vida.
Começando na civilização grega, os primeiros modelos de robô que encontramos eram figuras com aparência humana e/ou animal, que usavam sistemas de pesos e bombas pneumáticas.
As civilizações daquele tempo não tinham nenhuma necessidade prática ou econômica, nem nenhum sistema complexo de produtividade que exigisse a existência deste tipo de aparelhos.
Cientistas árabes acrescentaram um importante e novo conceito à ideia tradicional de robô, concentrando as suas pesquisas no objetivo de atribuir funções aos robôs que fossem ao encontro das necessidades humanas. A fusão da ideia de robots e a sua possível utilização prática marcou o início de uma nova era.
Leonardo DaVinci abriu caminho a uma maior aproximação ao complexo mundo dos robôs. DaVinci desenvolveu uma extensiva investigação no domínio da anatomia humana que permitiu o alargamento de conhecimentos para a criação de articulações mecânicas. Como resultado deste estudo desenvolvido, surgiram diversos exemplares de bonecos que moviam as mãos, os olhos e as pernas, e que conseguiam realizar ações simples como escrever ou tocar alguns instrumentos.
O termo robótica refere-se ao estudo e à utilização de robôs, e foi pela primeira vez enunciada pelo cientista e escritor Isaac Asimov, em 1942, numa pequena história intitulada "Runaround". Asimov também publicou uma compilação de pequenas histórias, em 1950, intitulada "I