robo cartesiano CIM
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
ENGENHARIA MECÂNICA
TRABALHO DE CIM
Gian Roberto Tirello
Anselmo Zicatto
Fabricio Nasilowski
Erechim, Julho de 2013.
1. CAD – Projeto Auxiliado por Computador
1.1. Definição
CAD significa Computer Aided Design (desenho auxiliado por computador) são programas utilizados pela engenharia, geologia, arquitetura, design e disciplinas diversas de Engenharia, para facilitar o projeto e desenho técnicos.
Os sistemas CAD, permitem além de manipulação e integração de informações, conceber projetos através da representação em três dimensões, possibilitando diferentes formas de visão e concepção de projetos e diminuindo a possibilidade de erros por incoerências.
1.2. Aplicação
O Sistema CAD quase não tem restrições quanto ao uso, podendo ser usado praticamente em todos ramos da indústria que necessitem de um detalhamento simples ou complexo em seus projetos.
Os Softwares de CAD permitem desenvolver aplicações próprias, de forma a acelerar e a automatizar os seus processos de trabalho em várias linguagens de programação. Sendo assim, podemos concluir que o CAD melhora o desempenho dos projetistas e aumenta a produtividade, além de possibilitar a tomada de outras decisões importantes durante o desenvolvimento do projeto.
1.3. Vantagens
Existem muitas razões para se instalar um sistema computacional para auxílio de projeto:
Para aumentar a capacidade do projetista/engenheiro: conseguido pela ajuda ao projetista a visualizar o produto e seus subsistemas e peças; pela redução do tempo necessário para sintetizar, analisar e documentar o projeto. O aumento de produtividade traduz-se não somente em custos mais baixos de projeto, mas também em prazos menores para sua conclusão;
Para melhorar a qualidade do projeto: Um sistema CAD permite análises de engenharia mais completas (da concepção ao dimensionamento