Furação
FURAÇÃO
Autor: Matheus Mellin
Objetivo
Temos o intuito de adquirirmos conhecimentos práticos de como são produzidos corte e furos, bem como analisar as suas características, cuidados na preparação e cuidado com os sistemas de segurança, tanto dos equipamentos e operadores.
INTRODUÇÃO
Para se efetuar uma furação com precisão e acabamento é necessário que possuímos alguns conceitos, de tolerância, especificação de ferramentas, tipos de equipamentos de furação.
Furação é a operação de furar tão importante na fabrica, que devemos considera - lá juntamente com as furadeiras. O termo de furação significa, obter um furo por um processo qualquer, empregando-se ou não as brocas.
A natureza da peça tem um grande efeito na escolha de máquina. Na furação, a medida do furo, a dimensão da peça, a posição de um furo na peça (tal como um furo profundo interior), ou a natureza do produto (tal como um bloco de motor) pode influir na seleção da máquina especializada para fazer a furação.Em caso de contingência ou de trabalho pesado ajustado em algumas maquinas, muitas outras escolhas são vantajosas para fazer furos.
Os furos devem ser dimensionados pela medida, localização e muitas vezes pela concentricidade de um em relação ao outro.O sistema de coordenadas serve para melhorar para a maioria das máquinas, especialmente a bloqueiadeira horizontal.
O dimensionamento em cadeia, de furos, não é bom porque a localização do último furo depende do anterior havendo assim, uma soma de erros na localização de todos os outros furos.
O sistema cartesiano é muito simples e bastante empregado.
Muitas vezes, as dimensões são dadas em relação a um furo principal, em vez de utilizar as duas linhas ou arestas da peça.
Os métodos para obtenção de furos são:
por meios de brocas; puncionamento; por fundição; forjamento; por meio de chama; por meio de um bit; serra de copo eletro-erosão; supersônica. Operações aliadas
Além das