Furacão
Introdução
O objetivo desse trabalho é a pesquisa sobre furacões e diferencia-los com tufões e ciclones. O foco do trabalho é o mais atual furacão Sandy. Nesta pesquisa iremos explicar o que foi, quando ocorreu, compara-lo com o furacão Katrina e mostrar como esses furacões são formados. Para a realização desse trabalho a principal fonte foi á internet. Foram realizadas pesquisas em diversos sites para a montagem da pesquisa.
O que foi e quando ocorreu :
O furacão Sandy foi um ciclone tropical que afetou Jamaica, Cuba, Bahamas, Haiti, República Dominicana, e alguns estados da costa leste dos Estados Unidos, entre elas Nova Iorque e Nova Jersey no dia 28 de Outubro de 2012. Foi apelidado de Frankenstorm por ter previsão de chegar ao leste do Canadá no dia das bruxas. Foram também cancelados vários voos para Nova Iorque. Foi elevado à categoria de furacão em 24 de outubro de 2012, antes de entrar na Jamaica. Depois entrou no território cubano em 25 de outubro como um furacão de categoria 2. No início de 26 de outubro, estava sobre as Bahamas. No dia 27 de outubro, voltou a enfraquecer para categoria 1.
No dia 29 de outubro, os efeitos do furacão eram sentidos na costa leste americana. Ventos fortes e inundações foram previstos para a região.
Consequências do furacão Sandy: Na noite do dia 29, o furacão tocou o solo no sul de Nova Jersey, assim os efeitos passaram a ser sentidos em toda costa nordeste. Em Nova Iorque, houve alagamentos, cortes de energia para 650 mil pessoas e ventos de até 180 km/h. A umidade trazida pela tempestade e o ar frio causaram nevascas em Virgínia Ocidental, Carolina do Norte e Tennessee. Após ser rebaixado à categoria de ciclone extratropical em 29 de outubro, Sandy dissipou-se no dia 31, às 20h00min locais (00h00min UTC), cerca de 8 km a sudoeste de Atlantic City (Nova Jérsei).
Comparando os ventos de Katrina e Sandy
As cenas de devastação e de destroços que furacões Sandy (2012) e