Robert Delaunay
Reduzir: consiste em evitar a produção de resíduos.
O que podemos fazer: quando vamos às compras, levar os nossos próprios sacos; preferir embalagens recicláveis; evitar consumos desnecessários.
Reutilizar: consiste em utilizar o mesmo produto duas ou mais vezes para o fim pelo qual foi feito ou outro.
O que podemos fazer: preferir pilhas recarregáveis; utilizar o verso das folhas para rascunho; reutilizar envelopes.
Reciclar: consiste em recuperar resíduos com o objectivo de produzir outros produtos.
O que podemos fazer: Reciclar os materiais, depositando-os nos respectivos ecopontos, que seguirão para centros de reciclagem.
Poluição O termo “poluição” é utilizado quando o ritmo vital e natural de uma área é quebrado, afectando negativamente a qualidade ambiental, o que pode provocar riscos ao homem e ao meio. Os problemas ambientais são geralmente provocados por actividades humanas e as suas consequências estão representadas no ar, solo e água. Existem vários tipos de poluição:
Poluição sonora: é causada por um excesso de ruídos, como por exemplo os carros, máquinas, etc. Este tipo de poluição é muito frequente no meio urbano e é por essa razão que o Homem já se habituou (o que não significa que não seja prejudicial para a sua saúde).
Poluição visual: esta é uma fonte de poluição ainda muito recente, razão pela qual algumas pessoas ainda não a levam a sério. É provocada pelo excesso de cartazes e publicidades que podem causar stress, desconforto visual, distracção para os motoristas, etc.
Poluição atmosférica: é aquela que afecta as condições do ar que respiramos. As principais causas desta poluição são os automóveis e as fábricas, que libertam gases para atmosfera, como por exemplo o dióxido de carbono, óxidos de enxofre e materiais particulados.