RNM V2 2
ESCLARECIMENTOS SOBRE EXAMES DE RESSONANCIA NUCLEAR
MAGNÉTICA - RNM
A Ressonância Nuclear Magnética - RNM é utilizada como auxílio diagnóstico para diversas doenças como dores de cabeça, doenças nos músculos, ossos e articulações, investigação de tumores, entre outros. A RNM utiliza ondas eletromagnéticas para obter imagens de órgãos e estruturas internas de pacientes de modo rotineiro em hospitais do mundo todo, sendo considerado um procedimento seguro para a obtenção destas imagens.
Para auxiliar no diagnóstico, muitas vezes é necessária a utilização de contraste, que é injetado na veia do paciente para melhor visualização das imagens. Os equipamentos de RNM devem possuir registro na Anvisa, e estar em plenas condições de funcionamento.
Os pacientes que se submetem a RNM devem ser previamente investigados quanto à utilização de próteses metálicas, alergia ao contraste ou outras condições que prejudiquem ou impeçam a realização do exame. Os casos de reação alérgica são facilmente diagnosticados e geralmente reversíveis.
Em relação aos casos de óbito relacionados à RNM, ocorridos recentemente em Campinas, Estado de São Paulo, a Anvisa informa que:
1. Enviou
técnicos ao município para acompanhar e auxiliar as investigações coordenadas pela Vigilância Sanitária local.
2. As amostras dos produtos utilizados durante os procedimentos de
ressonância nuclear magnética, no hospital onde ocorreram os óbitos, foram encaminhadas pela Vigilância Sanitária local para o Instituto
Adolfo Lutz para análise.
3. Até o momento, não há elementos suficientes que justifiquem a
interdição dos produtos em todo o território nacional.
4. Novas
informações serão disponíveis. repassadas a
população
Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde
assim
que