Ritual Matrim Nio Dentro Da Missa
CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO
DENTRO DA MISSA
RITOS INICIAIS
Primeiro modo
45. À hora estabelecida, o sacerdote, revestido de alva, estola e casula da cor própria da Missa que se vai celebrar, encaminha-se para a porta da igreja, juntamente com os acólitos; aí recebe os noivos e os saúda com afabilidade manifestando-lhes que a Igreja toma parte na sua alegria.
46. Em seguida organiza-se a procissão a caminho do altar: irão à frente os acólitos, a seguir o sacerdote, e depois os noivos; estes, segundo os costumes locais, podem ser honorificamente acompanhados ao menos pelos pais e por duas testemunhas até ao lugar que lhes está preparado. Entretanto, canta-se o cântico de entrada.
47. O sacerdote, ao chegar ao altar, saúda-o com uma inclinação profunda e beija-o em sinal de reverência. Depois dirige-se para a sua sede. Segundo modo
48. À hora estabelecida, o sacerdote, revestido de alva, estola e casula da cor própria da Missa que se vai celebrar, encaminha-se, juntamente com os acólitos, para o lugar destinado aos noivos ou para a sua sede.
49. Quando os noivos chegarem ao seu lugar, o sacerdote recebe-os e saúda-os com afabilidade, manifestando-lhes que a Igreja toma parte na sua alegria.
50. Em seguida, durante o cântico de entrada, aproxima-se do altar, saúda-o com uma inclinação profunda e beija-o em sinal de reverência.
Depois dirige-se para a sua sede.
24
Celebração do matrimónio dentro da missa
51. Então, depois de fazer o sinal da cruz, o sacerdote saúda os presentes, utilizando uma das fórmulas propostas no Missal Romano.
52. Em seguida faz uma admonição aos noivos e a todos os presentes, a fim de dispor os seus corações para a celebração do
Matrimónio, dizendo estas palavras ou outras semelhantes:
Irmãos caríssimos, reunimo-nos com alegria na casa do Senhor para participarmos nesta celebração, acompanhando N. e N. no dia em que se propõem constituir o seu lar.
Esta hora é para eles de singular importância.
Acompanhemo-los com o