Ritos De Passagem
Apresentaremos a seguir uma pesquisa realizada referente aos Ritos de Passagem de caráter primitivo e contemporâneo onde constam informações tais como origem, finalidade e método do rito bem como imagens representando essa importante passagem cultuada em algumas tribos.
Em anexo, constam as questões respondidas do PLT da página 39: 6, 1 e 2.
RITO DE PASSAGEM PRIMITIVO
TRIBO MATAUSA – PAPUA NOVA GUINÉ
Situado na Oceania, ocupa a segunda maior ilha do Planeta. Seu território está localizado ao norte da Austrália que faz uma única fronteira terrestre ao norte da Indonésia.
INICIAÇÃO DE SANGUE
Em Papua Nova Guiné, a Tribo Matausa mantém em sua cultura o rito de passagem conhecido como o de Iniciação de Sangue.
Esse processo inicia-se aos sete anos de idade, quando os meninos são separados de suas mães e isolado com outros homens em outra casa. Como precisam limpar o corpo, ingerem cana para induzir ao vômito ou estimular a defecação e também introduzindo dois bastões finos atravessando a garganta para esvaziar o estômago. Isso significa que têm de eliminar qualquer influência feminina que tenha herdado de suas mães e as perfurações na língua deixando escorrer o sangue pelo vale significa expelir más influências, purificando-os, considerando assim, a nova fase adulta afirmando-se homem e um guerreiro da tribo.
RITO DE PASSAGEM CONTEMPORÂNEO – FORMATURA
A formatura tem sua origem no século XII, onde as universidades medievais que ministravam não somente cursos, mas outorgavam-se grau para títulos que garantiam a capacidade do exercício da profissão.
No início, a titulação dava apenas a condição aos estudantes em exercer no interior das universidades de maneira corporativa, e, mais tarde, com a prática, os graduados iam tornando-se professores.
A finalidade desse rito se justifica na passagem onde o estudante despede-se da vida acadêmica e passa pelo amadurecimento e formação pessoal e profissional.
A formatura acontece primeiramente