COMO ESCREVER UM RELAT RIO TECNICO CIENTIFICO
COMO ESCREVER
UM RELATÓRIO
TÉCNICO-CIENTÍFICO
QUÍMICA EXPERIMENTAL
Março – 2011
Recife/PE
1
COMO ESCREVER UM RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
1. INTRODUÇÃO
O Relatório técnico-científico relata formalmente os resultados obtidos em uma pesquisa ou a descrição de uma questão técnica ou científica. Como o próprio nome diz, é o relato detalhado de um experimento científico. Não é uma abordagem exaustiva, mas antes uma visão geral sobre os aspectos fundamentais.
Ao se redigir um relatório científico, deve-se sempre ter em mente as seguintes questões: Quem ler este relatório conseguiria entender o que foi feito e como? Este mesmo leitor seria capaz de repetir o que foi feito tendo como guia apenas o meu relatório?
Para a formação do estudante, aprender a elaborar um relatório significa, antes de qualquer coisa, aprender a organizar dados, informações e resultados obtidos e transmiti-los de maneira correta.
Pode-se então perceber, que os benefícios adquiridos ao se aprender a redigir um relatório de maneira correta, vão além das disciplinas experimentais. As técnicas assimiladas como clareza, objetividade e exatidão vão, certamente, ser colocadas em prática quando se elabora um relatório.
É importante lembrar que existem normas padronizadas para a apresentação de relatórios, se bem que no caso de relatórios internos, regras específicas podem ser adotadas.
2. ESTRUTURAÇÃO DO RELATÓRIO
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (1989) o relatório deve conter as seguintes partes fundamentais: pré-texto, texto, pós-texto.
2.1 Pré-texto
2.1.1 Capa
Proteção externa do trabalho, contendo somente informações básicas, dependendo do tipo de trabalho (trabalhos acadêmicos ou trabalhos para a obtenção de um título universitário). Para trabalhos acadêmicos, a capa deve conter: nome da instituição; nome da unidade; título do trabalho; autor (sem abreviações); data (dia, mês e ano).
2.1.2 Folha de rosto
Contém os dados