riscos
Os instrumentos de avaliação dos riscos mais comuns são as listas de verificação, que constituem um recurso útil para identificar perigos eventuais. Outros tipos de instrumentos de avaliação dos riscos incluem: guias, documentos de orientação, manuais, brochuras, inquéritos e "ferramentas interactivas" (software interativo gratuito, incluindo aplicações descarregáveis, geralmente especificamente concebidas para o sector a que se destinam). Estes instrumentos podem ser genéricos ou especialmente dirigidos a um determinado sector/risco.
A Agência desenvolveu uma base de dados de instrumentos de avaliação dos riscos, na qual foram reunidos instrumentos da Europa inteira. Esta base de dados é actualizada regularmente.
Pode pesquisar Instrumentos de Avaliação dos Riscos de várias formas, incluindo por tópico, sector ou país.
Há diversos instrumentos de avaliação dos riscos e metodologias disponíveis que poderão ajudar as empresas e as organizações a avaliarem os seus riscos em matéria de saúde e segurança. A escolha do método dependerá das condições do local de trabalho, como, por exemplo, o número de trabalhadores, o tipo de actividades profissionais e equipamentos, as características particulares do local de trabalho e a existência de quaisquer factores de risco específicos.
Os instrumentos de avaliação dos riscos mais comuns são as listas de verificação, que constituem um recurso útil para identificar perigos eventuais. Outros tipos de instrumentos de avaliação dos riscos incluem: guias, documentos de