riscos
Leitura preparada por
Luiz A. Bertolo
ESBOÇO
1.
Risco
2.
3.
4.
5.
6.
7.
Risco de Fluxo de Caixa
Risco da Taxa de Re-investimento
Risco da taxa de juros
Risco do poder de compra
Retornos e a tolerância para enfrentar o risco
Sumário
1. Risco
“ O risco é um conceito muito delicado e evasivo. É difícil para os investidores deixando em paz os economistas – concordarem com uma definição precisa”
Burton G. Malkiel, A Random Walk Down Wall Street, 1985, p. 187.
Com qualquer decisão financeira ou de investimento, há alguma incerteza sobre o seu resultado. A incerteza é não conhecer exatamente este resultado até quando ele acontecer no futuro. Existe incerteza na maioria das coisas que fazemos enquanto administradores financeiros porque ninguém sabe precisamente que mudanças ocorrerão em coisas tais como leis de impostos, demanda de consumidor, a economia, ou taxa de juros. Apesar dos termos “risco” e “incerteza” serem muitas vezes usados para significarem o mesmo, há uma distinção entre eles. Incerteza é não saber o que irá acontecer.
O risco é como caracterizamos quanta incerteza existe: quanto maior a incerteza, maior o risco. O risco é o grau de incerteza. Em decisões de financiamento e investimento existem muitos tipos de riscos que devemos considerar.
Os tipos de riscos que um administrador financeiro se defronta, inclui:
•
•
•
•
Risco de fluxo de caixa;
Risco de re-investimento;
Risco de taxa de juros; e
Risco do poder de compra.
“Outubro: Este é um dos meses particularmente perigosos para se investir em ações. Outros meses perigosos são Julho, Janeiro,
Setembro, Abril, Novembro, Maio, Março, Junho, Dezembro,
Agosto e Fevereiro”.
- Mark Twain
Vamos dar uma olhada em cada um destes tipos de riscos.
2. Risco de fluxo de caixa
O risco de fluxo de caixa é o risco que os fluxos de caixa de um investimento não se materializarão como esperado. Para muitos investimentos, o risco de que os