resumo da historia da ed.fisica
A organização político-sócio-econômica da época medieval era o feudalismo, um capitalismo primitivo, em que a elite (clero e nobreza) detentores de terras, geravam ‘’ empregos ‘’ denominados feudos. Os servos eram os únicos a trabalhar na sociedade feudal, sustentando a elite e sendo explorados. Um servo valia menos que um cavalo nessa época.
A educação dessa época era feita pela igreja e tinha caráter disciplinador, a Educação Física volta a ter uma importância, pois era utilizada para a preparação dos cavaleiros, que eram os guerreiros para proteger os detentores de terras.
Apesar da falta de incentivo a jogos e esportes nessa época, o homem mostrando sua natural ludicidade continuava com alguns esportes, como na Inglaterra, o soule, um esporte jogado com mãos e pés, utilizando de uma bola, ancestral do futebol, a Itália com o cálcio, um jogo com bastão, similar ao hockey. E outra atividade que se propagou na época foi a luta e jogos infantis.
Novamente, o homem.
Com a decadência do feudalismo, vem o renascimento, movimento intelectual que faz voltar o homem ao centro(antropocentrismo), inspirado na antiguidade clássica, vem com a valorização do belo e do corpo. A educação física volta a ser foco de estudo dos intelectuais.
Em oposição ao período medieval, o renascimento é rico em pedagogia liberal. Há também a descoberta da imprensa, porém a educação é desfrutada pela minoria, apenas a burguesia tinha acesso. Nessa época a Educação