logica digital
Aula 01
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 01: Introdução
OBJETIVO: Nesta aula desenvolveremos um conteúdo muito importante para o futuro próximo. Este conteúdo visa identificar um circuito digital paralelo ou em série.
Sistemas dicotômicos
O mundo em que vivemos apresenta situações com dois estados apenas, as quais mutuamente se excluem. Algumas delas tabelamos a seguir:
1
0
Sim
Não
Dia
Noite
Branco
Preto
Ligado
Desligado
Verdadeiro
Falso
Há situações, como morno e tépido, diferentes tonalidades de vermelho etc., que não se apresentam como estritamente dicotômicas, ou seja, com dois estados excludentes bem definidos.
Interruptores
Chamamos interruptor ao dispositivo ligado a um ponto de um circuito elétrico que pode assumir um dos dois estados: fechado (0) ou aberto (1). Quando fechado, o interruptor permite que a corrente passe por meio do ponto, enquanto aberto, nenhuma corrente pode passar pelo ponto.
Representação a a
aberto fechado Por conveniência, representaremos os interruptores da seguinte maneira: a Neste caso, somente conheceremos o estado do interruptor se tivermos a indicação de que a = 1 ou a = 0. Conhecendo-se o estado de um interruptor a, poderemos denotar também por a qualquer outro interruptor que apresente o mesmo estado de a, isto é, aberto quando a está aberto e fechado quando está fechado.
Um interruptor aberto quando a está fechado e fechado quando a está aberto chama-se complemento (inverso ou negação) de a e denota-se por a'.
Sejam a e b dois interruptores