Riscos Qu micos
Os estudos mostram que no ambiente hospitalar é onde a equipe de Enfermagem passa a maior parte de sua vida e no ambiente de trabalho são encontrados vários fatores de riscos, entre eles os riscos químicos, por isso existe uma grande preocupação com a proteção e promoção a saúde dos profissionais diante a exposição e manuseio prolongado de produtos químicos, essa tem sido uma das maiores tarefas desenvolvidas por vários setores.
Referência: 4. Steagall-Gomes DL. Estudo dos riscos à saúde das pessoas que trabalham em enfermagem hospitalar. Rev Paul Hosp 1986; 34(4-6):85-93.
São considerados agentes químicos as substâncias compostas que possam penetrar no organismo pelas vias respiratórias: inalação pelas vias aéreas.
Via cultânea: Absorção da pele.
Via digestiva: Ingestão.
Essas substâncias químicas são encontradas de forma líquida, sólida e gasosa.
Referência: Brasil ministério do trabalho norma regulamentadora n°9 programa de prevenção dos riscos ambientais. Brasília: Ministério do trabalho; 1997.
As consequências causada:
Doença pulmonar obstrutiva crônica, enfisema pulmonar.
Substâncias compostas ou produtos químicos em geral: irritação das vias aéreas superiores. ex: ácido clorídrico, ácido sulfúrico, amônia, cloro etc.
Asfixiantes: Dores de cabeça, náusea, sonolência, convulsão e até morte.
Anestésica: A maioria dos solventes orgânicos tendo ações depressivas sobre o sistema nervoso, podendo causar danos ao sistema formados do sangue.
Os efeitos na saúde dos trabalhadores dependem (entre outros fatores) da forma como os agentes entram em contato com o organismo e podem fazer-se sentir na pele e nas mucosas provocando irritações cutâneas e queimaduras, nas vias respiratórias (provocando irritações, bronquites, edemas e cancros pulmonares e interferindo com as trocas gasosas provocando asfixia) ou podem ter efeitos nefastos no aparelho digestivo (daí a importância de restringir a possibilidade de os