riscos na empresa
WESLEY FABIANO CAÇULA
TOMY GONÇALVES OLIVEIRA
8ºA ENGENHARIA CIVIL
RISCOS DE TRABALHO NA EMPRESA MARMORARIA 3 AMIGOS
RISCO ERGONÔMICO
- Problema:
Materiais pesados e de grande porte, dificultando o transporte para local de trabalho. Conseqüentemente ocasionando fraturas internas, dores musculares, etc.
- Solução:
Máquinas próprias para transporte de peso (pórticos rolantes, guindastes, ponte giratória, ponte rolante, etc.).
RISCO FÍSICO
- Problema:
Barulho excessivo, vários motores ligados ao mesmo tempo, material duro, levando muito tempo a ser trabalhado e gerando barulhos duradouros. Com o tempo pode trazer problemas de audição, stress, etc.
- Solução:
Usando protetores de ouvido freqüentemente, máquinas com abafadores nos discos para diminuir o ruído causado pelo disco de corte.
RISCO QUÍMICO
- Problema:
Mesmo trabalhando com água nas máquinas, a névoa que carrega o pó da pedra gera um grande problema, a poeira no uso das máquinas manuais, inalação do produto químico contido na cola usada para colar peças. Ocasionando problemas pulmonares como, a sílica que contém no granito, por exemplo, uma vez inalado, pode vim acarretar doenças pulmonares sem cura.
- Solução:
Usar sempre máscaras com filtros, aspiradores de pó em máquinas e lugares de maior quantidade de poeira, ventiladores.
RISCO DE ACIDENTE
- Problema:
Na parte manual do serviço a dificuldade de trabalhar em peças de mau jeito acaba que o funcionário retira algumas proteções das máquinas para facilitar o trabalho. Podem ocorrer cortes na pele, pequenos materiais entrando em contato com a visão, muito raro mutilação de membro.
- Solução:
Diminuir cada vez mais o uso de mão de obra manual, sempre automatizando o trabalho e facilitando o serviço, no caso manual, sempre o uso de capacetes, óculos de proteção, luvas, equipamentos de proteção em geral.
RISCO BIOLÓGICO
- Problema:
Acaba que em lugares com armazenagem de alimentos, lugares onde