Como identificar riscos na empresa
CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO
NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
Edson dos Santos
Fundações
As fundações são elementos com função essencial em qualquer reestrutura. Seu principal objetivo é distribuir o peso da construção pelo terreno, transmitindo seu peso para o solo que a sustentará, para que não sofra rupturas no futuro ou eventos mais graves que inutilizem a obra. É essa parte tão importante em seu projeto que vai tornar o terreno um local realmente passível de construção. Fundações
Fundações
O que define o tipo de fundação?
A condição geológica do terreno é um fator de grande importância, pois, antes de iniciar sua obra, tudo precisa ser projetado e arquitetado de preferência por um profissional especialista no assunto. O que pouca gente sabe é que as fundações, apesar de sua grande importância não são todas iguais. E cada um dos tipos de fundações é especialmente preparado para o tipo de construção que se deseja erguer.
Fundações
Para escolher o tipo de fundação de maneira correta, leva-se em consideração:
• Sondagem do solo para averiguar as condições do terreno;
• Tipo de projeto de construção desejado;
• Elaboração de cálculos das cargas e ações que serão tomadas;
• Equipamentos e mão de obra necessários;
• Orçamento disponível.
Fundações
Após essas considerações, escolhe-se a fundação apropriada e que tipo de construção pode ser erguida de acordo com a pesquisa realizada no subsolo do terreno.
Tipos de fundações
As fundações podem ser diretas ou profundas
(ou indiretas). O que influenciará a escolha de um ou outro tipo será principalmente o tipo de projeto que se quer executar. Confira a seguir as diferenças entre um tipo e o outro:
Fundações
Desenho esquemático dos tipos de fundação que podem ser aplicados em uma obra.
Fundações diretas
São aquelas usadas principalmente no meio rural, para obras com peso mais leve (cargas pequenas) e classificam-se em três subtipos: