Riscos mineração
Atividade de extração de mármores e granitos, no município de Cachoeiro de Itapemirin – ES a) Riscos
a.1) Químicos
Poeiras total e respirável de origem mineral
Sílica Livre Cristalina
Asbestos
Fumos Metálicos (provenientes dos explosivos e das atividades de manutenção com uso de solda e esmeril)
Óleos e graxas (proveniente de maquinários e transportes)
Monóxido de Carbono (proveniente das atividades com empilhadeiras, tratores e caminhões)
Vapores Orgânicos como hidrocarbonetos (proveniente da preparação do explosivo, com a utilização de óleo diesel e ou atividades de manutenção)
a.2) Físicos
Ruído
Calor
Vibração
a.3) Ergonômicos
Levantamento de Peso
Postura Incorreta
Movimentos Repetitivos
Esforço Físico Excessivo
a.4) Acidentes
Queda
Soterramento
Explosão
Perda de Membros
Cortes
Doenças do trabalho
b) Comentários sobre as condições do meio ambiente do trabalho
As condições do meio de trabalho apresentadas neste documentário, revelam as mais criticas situações de risco que o trabalhador pode ser expor, com a nítida percepção de um descaso por parte das empresas e órgãos públicos com a saúde e segurança no trabalho.
Condições como: transporte inadequado de pessoas em caminhões junto a pedras e blocos de granito, trabalhadores executando atividades sem roupas adequadas, sem EPI’s, sem registro em carteira, sem um local (refeitório) para alimentação são exemplos vistos. Sem considerar ainda o risco de morte ou de acidentes graves que podem ocorrer em situações de risco como queda, explosão, soterramento e perda de membros vistas tão claramente.
Por fim é lamentável a constatação, de que o maior produtor desta atividade (Brasil), possa oferecer tais condições de atraso tecnológico a sua força de trabalho, passando tão longe do que estabelece a NR22 (Segurança e Saúde Ocupacional em Mineração) e as ações que deverão ser tomadas para amenizar tais condições são de caráter de