Riscos gerais na mineração
Milhares de mineiros morrem por conta de acidentes a cada ano, especialmente no processo de carvão e mineração de rocha dura. De uma forma geral, mineração de superfície normalmente é menos perigosa do que a mineração subterrânea.
A maioria das mortes de hoje ocorre em países em desenvolvimento, especialmente na China. As minas de carvão da China são as mais perigosas do mundo, matando uma média de 13 mineiros por dia. O país emergente tem o maior número de fatalidades de mineração de carvão, responsável por cerca de 80% do total mundial, embora tenha produzido apenas 35% de carvão do mundo.
Para efeito de comparação, as mortes de mineração de carvão anuais somavam mais de 1.000 por ano no início do século 20 nos EUA, número que diminuiu para uma média de cerca de 450 mortes anuais em 1950 e para 141 na década de 1970. A média anual na mineração de carvão diminuiu para 30 casos fatais entre 2001-2005. Cerca de 60 a 70 mineiros ainda morrem a cada ano nos EUA por acidentes na indústria de mineração e de carvão.
2. FATORES MAIS IMPORTANTES NA INDUSTRIA DE MINERAÇÃO
Um dos fatores mais relevantes no processo de extração de minério, deve ser a atenção em relação a emissão de gases tóxicos, provenientes da combustão das máquinas em operação, e da própria mina, visto que elas podem ter muitos tipos de gases em suas rochas ocas. Outro fator também é com relação ao uso de explosivos, visto que podem sobrar resquícios de explosivos no chão e possível ativação dos mesmos. No momento da explosão também deve-se manter um cuidado de isolar o local para que os mineiros não sejam atingidos pela própria explosão e também pelas pedras que podem ser lançadas.
3. ACIDENTES COMUNS NA MINERAÇÃO
• O metano é um gás altamente inflamável que fica preso dentro das camadas de carvão. Erros mecânicos de máquinas e equipamentos em más condições de funcionamento (tais como lâmpadas de segurança