Clc5 - dr4
CLC5-DR4
IMSI12
Maria José Capelo
Índice A HISTÓRIA DA INTERNET 3 Mas como essa “rede das redes foi criada”? 3 Navegação 4 Hipertexto 4 Hipermídia 5 O que é World Wide Web? 5
A HISTÓRIA DA INTERNET
A cada dia que passa, a Internet torna-se uma rede de computadores mais poderosa. A Internet é um conjunto de redes de computadores interligados de forma transcontinental e que compartilham o mesmo conjunto de protocolos. Uma fascinante característica desse conjunto de protocolos é a sua universalidade em relação aos tipos de computadores e sistemas operacionais compatíveis a ele. Mas para que servem esse conjunto de protocolos?
Esse conjunto de protocolos permite que a Internet tenha acesso através de várias plataformas tipo Machintosh, Windows ou Unix, por exemplo.
A Internet é definida como a “rede das redes”, mas não é um sistema centralizado, ou seja, não existe nenhum dono ou responsável único pela rede. Da mesma forma, ela não está localizada num lugar específico.
Mas como essa “rede das redes foi criada”?
A Internet é consequência de um projecto, motivado pela Guerra Fria, da agência Norte-Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency) com o total apoio do Pentágono, com o objectivo de criar uma malha de comunicação que não fosse centralizada e, desse modo, extremamente vulnerável no caso de um possível ataque nuclear. Esse sistema deveria permitir que no caso de uma obstrução de um nó da rede, os pacotes de informação procurassem outro nó disponível, e assim, progressivamente durante todo o percurso dos pacotes de informação, do remetente ao destinatário.
As quatro primeiras estações do sistema foram instaladas em 1969 na Universidade da Califórnia de Los Angeles, Universidade de Santa Bárbara, Universidade de Utah e no Instituto de Pesquisa de Stanford. Esse sistema era chamado de Arpanet, e a rede em 1971, já contava com 15 estações e em 1972, 37 estações. Esse projecto inicial foi colocado à disposição de