Riscos na Mineração
FATORES DE RISCOS NA MINERAÇÃO
1. RISCOS ERGONOMICOS
Agentes de riscos:
1.1 Esforço Físico Intenso: Decorrem da organização e gestão do trabalho, como, por exemplo: da utilização de equipamentos, máquinas e mobiliários inadequados, levando a posturas e posições incorretas; locais adaptados com más condições de iluminação, ventilação e de conforto para os trabalhadores; trabalho em turnos e noturno; monotonia ou ritmo de trabalho excessivo, exigências de produtividade, relações de trabalho autoritárias, falhas no treinamento e supervisão dos trabalhadores, entre outros.
1.2 1.2- Exigência de Postura Inadequada: Na atividade mineraria muitos trabalhadores estão sujeitos a executarem serviços de grande esforços físicos causando assim uma postura incorreta na execução. São geralmente causado por LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo / Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Esse tipo de agentes podem ainda causar disturbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
2. RISCOS QUÍMICOS
Agentes de riscos:
2.1 Poeiras: Um dos maiores transtornos sofridos pelos habitantes próximos e/ou os que trabalham diretamente em mineração, relaciona-se com a poeira. Esta pode ter origem tanto nos trabalhos de perfuração da rocha como nas etapas de beneficiamento e de transporte da produção. Estes resíduos podem ser solúveis, ou particulares que ficam em suspensão como lama e poeira. A contribuição da mineração para a poluição do ar é principalmente por poeira. A poluição por gases é pouco significativa, em geral se restringe à emissão dos motores das máquinas e veículos usados na lavra e beneficiamento do minério, nas etapas de lavra, através dos desmontes, transporte de materiais, utilização de caminhões, causam suspensão de partículas no ar. Portanto podem ser minimizados através de caminhões pipas umedecendo o solo com agua.
2.2 Substâncias Químicas: A maior parte das minerações no Brasil provoca