drogas
1. INTRODUÇÃO No início as drogas eram utilizadas para fins medicinas, porém por serem prejudiciais a saúde, em muitos países foi proibido seu uso, surgindo então o tráfico de drogas, que tornou-se um problema muito disseminado tanto no Brasil como em todo o mundo. Nosso trabalho tratará sobre esse assunto, abordando contexto histórico, motivos para entrar para o tráfico, tipos de drogas, penas e leis, e também a realização de um rápido debate sobre o tema.
Obs.: No trabalho conterá gráficos e dados sobre o assunto.
2. TRÁFICO DE DROGAS
2.1 História Até a década de 60 as drogas era consumidas por grande parte da população já que seu uso não era proibido, sendo seu principal fim o uso em tratamentos medicinais, como a cocaína e a maconha.
Na década de 1880, a folha de coca, matéria-prima da cocaína, já era consumida, em forma de chá, por toda a Europa e América do Norte. Em 1885 surgiu a Coca-Cola, que usava folhas de coca em sua fórmula. Existia também um vinho (Wine-Coca) que era muito popular na Europa e que era feito a base de folhas da planta. O LSD adquiriu popularidade na década de 60, quando também chegou a ser indicado por médicos no tratamento de algumas doenças. A maconha teve seu cultivo incentivado durante décadas pela indústria que utilizava seus talos para fazer fibras de cordas e têxteis, por causa de sua incrível força e resistência.
Até o início do século XX o Brasil não possuía nenhum combate contra as drogas, somente a partir da reunião realizada em Haia na Holanda em 1911 o país começou o combate.
2.2 Motivos Existem diversos motivos para que pessoas ingressem no tráfico, principalmente crianças e adolescente, que são empregadas aos milhares a cada ano, sendo uma organização hierárquica e um caminho sem volta.
Riqueza: Muitas pessoas entram para o tráfico em busca de dinheiro fácil, muitas vezes devido a sua situação financeira e por que o tráfico é um negócio muito lucrativo.