Riscos em laboratórios
SUMÁRIO
1-Introdução
2- Caracterização da Farmaácia
3- Classificação da Farmaácia
4- Caracterização física
5- Objetivos
5.1- Objetivo Geral
5.2- Objetivos específicos
6-Resíduos existentes
7- Plano de Gerenciamento resíduos
7.1- Coleta e Transporte interno
7.2 - Coleta externa
7.3 Saúde do Trabalhador
8- Bibliografia
1 – INTRODUÇÃO
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) da farmácia foi elaborado de acordo com as técnicas vigentes no país, a partir da necessidade de cumprir as exigências legais estabelecidas.
Para elaboração do mesmo, vários estudos foram realizados para detecção dos tipos de resíduos gerados em cada setor, bem como o destino que será dado.
O plano de gerenciamento de resíduos tem por finalidade prevenir e reduzir os riscos à saúde e ao meio ambiente, considerando os princípios de biossegurança no manuseio dos resíduos, visto que, os serviços de saúde são responsáveis pelo correto gerenciamento de todos os resíduos sólidos por ele gerado.
Este Manual tem sua importância justificada pela perspectiva de reduzir a quantidade e a periculosidade dos resíduos perigosos, substituindo-os, sempre que possível por materiais de menos periculosidade; pela padronização na forma de encaminhar de maneira segura e eficiente os resíduos gerados e, finalmente, porque através dele se dará a capacitação e treinamento das pessoas, assegurando a fidelidade para seguir as normas da CIPA, CCIH e Biossegurança.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte,tratamento e disposição final, bem como as ações de proteção