Materiais e riscos em um laboratório de química
Cabeçalho, professor, alunos, titulo.
Introdução:
Objetivo:
Conhecer a precisão e erros que podem ocorrer nas medidas de volumes no laboratório.
Materiais e reagentes:
Pipeta volumétrica Pisseta
Proveta de 25ml Pera
Becker balão volumétrico de 25ml
Reagente: Água
Experimernto:
No dia 6 (seis) do mês de julho de 2012 em visita técnica ao laboratório de química, os alunos foram conduzidos pelo professor a realizar alguns experimentos.
*-A primeira atividade consistiu em adicionar 25ml de água pura, 4 (quatro) vezes consecutivas, com o auxilio da proveta de 25ml, em um béquer de 1000ml, obtendo como resultado 100ml de água pura no béquer
*- Na segunda experiência realizada através da pisseta colocou-se em um bécker água pura, lembrando que a água foi o único reagente usado nas experiências. Para o próximo passo foi necessário o uso da pipeta volumétrica (a mais precisa por possuir somente uma medida de 50ml) e adicionou-se 5 vezes porções de 50ml de água pura na proveta de 1000ml, totalizando 250ml de água na proveta.
Resultados:
Como resultados tiveram a percepção de que em todas as medidas que foram feitas tinham o resultado preciso de acordo com o que havia sido pedido pelo professor. E proporcionou o conhecimento e experiência do menisco que ainda era algo recente e desconhecido pelos alunos.
Discussão:
Ao utilizar a proveta percebe-se que um instrumento de medir volume que tem como principal função auxiliar nos processos de medições de volumes aproximados. Assim, dentre as vidrarias a pipeta volumétrica é a vidraria que proporciona maior precisão na medição, “a utilizada